sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL - (J-A) PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Na interdisciplina de Psicologia foi pedido um texto sobre as características do desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto e as relações professor-aluno, e de que forma se manifestam no seu próprio processo de aprendizagem.





Lendo os textos sugeridos concluí que:


Perante a lei uma pessoa ao atingir sua maioridade, isto é, aos 18 anos, torna-se responsável pelos seus atos. Isto não quer dizer que esteja plenamente desenvolvido, emocional e intelectualmente.
Entre as culturas, existem diferenças, mas existem também diferenças de um sujeito para outro na mesma cultura.
A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro” (MATURANA, 2001, p.29).
O que se pode concluir que a educação sendo um processo de convivência, se dá no interior do indivíduo, já que é o resultado de suas transformações com o meio em que vive.

O educador precisa se conscientizar e respeitar as diferentes verdades existentes no seu aluno. Tentando compreender as dificuldades a fim de suprir suas necessidades a qual deseja saber.
Dando-lhe oportunidade de pesquisar, proporcionando-lhe a descoberta e o desejo pelo qual o jovem e o adulto possam interagir em seus interesses e conseqüentemente chegar a aprendizagem.


O professor se colocará como mediador e incentivador de seus interesses. (o que deve e quer aprender). Não que este processo seja fácil de executar, pois nem sempre o professor se dá conta de que o raciocínio do aluno é diferente do seu.
É importante que o educador esteja bem motivado para despertar no educando a curiosidade a qual consiga avançar seu nível de aprendizagem.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Olá Elisabete!
Finalmente estou aqui em teu blog!!!
Li a postagem sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento intelectual...
De fato todos os textos lidos são bem esclarecedores e enfatizam pontos importantes nesta formação, mas não podemos esquecer que estas "normas" ou "regras" devem ser aplicadas e/ou seguidas (ou ao menos deveriam ter este resultado) sem esquecermos da nossa realidade. Pois dependendo da realidade ao qual estamos inseridas, nem sempre é possivel ter estes resultados. Mas como boa profe que és (que somos) trabalhamos na tentativa de chegar lá...

Um abração,
Fabi