domingo, 4 de outubro de 2009

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE SINAIS (LIBRAS)


Depois da aula presencial da interdisciplina LIBRAS, consegui entender um pouco mais sobre os sinais usados pelas pessoas com deficiência auditiva. Numa postagem, descrevo situação de aprendizagem a partir desta aula.

Não tenho convívio diário com pessoas surdas, mas esporadicamente tenho encontro com uma pessoa, mais ou menos de 40 à 45 anos de idade, casada, mãe de um filho.
Percebo que esta moça gosta de se comunicar com todas as pessoas mesmo sem que estas não consigam entendê-la, então o marido interpreta o que ela diz.
Noto também que ela insiste muito com as pessoas, conta muitas experiências do seu cotidiano, mostrando-se bastante ansiosa para que os ouvintes a entenda.
Porem foi só depois da aula presencial e das leituras proposta nos sites, entendi que ela se comunica pela língua dos sinais (Libras- Língua Brasileira de Sinais). Até então, achava exagero nos movimentos e gestos que fazia.
Como não tenho convívio freqüente com pessoas surdas, para mim se torna muito difícil o diálogo, quase impossível, mas com a interdisciplina de Libras, pretendo aprender e dialogar, pois para isto quero aprender este novo e maravilhoso meio de comunicação. Um novo desafio e com certeza com sucesso.


REFERÊNCIAS:

http://www.lerparaver.com/ajudadeficientes.html

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Elisabete,

Você relata nessa postagem duas questões, uma relativa a leituras que estas realizando, e outra sobre uma experiência com surdos. Contudo é relevante destacar o que você encontrou os textos que e contextualizar com as suas evidências, e a partir daí fazer uma reflexão.

Um beijo
Márca Caetano
Tutora