quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Educação para jovens e adultos

Fazendo as leituras indicadas da interdisciplina Educação para Jovens e Adultos, percebi que ainda falta muito comprometimento das autoridades junto a esses estudantes, aos quais por várias razões deixaram a escola e que na idade adulta voltam com vontade de atingir progresso e que muitas vezes retornam a estaca zero.
Por que perdem o entusiasmo? Falta serem estimulados, por quem ? Se os professores fazem sua parte. Vejo isso também em relação a minha escola que a partir do ano que vem não atenderá mais a EJA , o motivo evasão.
Os adultos quando incentivados a voltarem a escola, precisam de um processo de alfabetização que mostram e apontam para as suas necessidades, influenciados para o despertar da aprendizagem, isto é, os professores devem estar bem preparados, informados e dominar a situação em que auxiliam a elaborar novos conhecimentos, assim reorganizando os pré conhecimentos com os apresentados.Os educadores precisam valorizar a leitura do mundo, deste conhecimento que não é a leitura da palavra, porém interagem com a sociedade.

Segundo Emília Ferreiro," uma ação alfabetizadora pode ser considerada como ponto de partida do que os adultos não escolarizados sabem, em lugar de partir do que ignoram, já que através de investigação foi constatado que também os adultos quanto as crianças tem compreensão do código escrito mesmo antes de frequentar a escola. A aquisição da escrita é uma aquisição conceitual, construída pelo sujeito no que se refere ao meio do mesmo modo que se observa em outras áreas do conhecimento". O educador deve se apoderar desta investida para então estimular e deixar mais interessante o aprendizado.

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

O Elisabete,

Percebo que nessa postagem você já apresenta um autor que sustenta a sua reflexão, parabéns. Como você poderia trazer as evidências da falta de comprometimento das autoridas, relatada por ti. E ainda, seria possível você relacionar essa questão com a fala de algum outro autor?

Beijos
Márcia Caetano
Tutora

Luciane Machado disse...

Elisabete, acredito que falta responsabililidade de todos nós, enfrentamos muitos desafios, digo problemas no ensino da Eja, mas enquanto o governa não melhora as condições, podemos fazer a nossa parte, e isso fica evidente no texto da Regina Hara, quanto fala que muitos educadores não seguem a alfabetização que Paulo Freire propõe, uma alfabetização voltada para a leitura crítica de mundo.Bjs.