terça-feira, 27 de outubro de 2009

TRABALHO POR PROJETO

Destaquei aspectos positivos e desafiadores no trabalho por projetos, fazendo as leituras da disciplina de Didática, que contribui muito para meu trabalho cotidiano.
Um aspecto muito positivo nos trabalhos por Projetos é a construção do tema escolhido pelos alunos, visando seus interesses e a valorização dos conhecimentos trazidos por eles. Podendo ser trabalhado qualquer assunto, sendo que o papel do professor fica como mediador e incentivador da aprendizagem. O professor dará ênfase à apresentação do aluno nos procedimentos que lhe permitam organizar a informação.
Os alunos irão buscar novas estratégias de aprendizagens que inseridas no processo de construção do projeto podem ser compreendidas e utilizadas por eles em outras situações.
Porém se na fonte de informações favorece autonomia dos alunos, cabe ao professor promover e estabelecer comparações, interferências e relações que ajudem a dar sentido em forma de ensino e de aprendizagem que se pretende nos projetos. Sua função como facilitador, fica evidente para transformar as referências informativas em materiais de aprendizagem com intenção crítica e reflexiva.
Desafiador sim, pois a mudança de novos paradigmas do trabalho do professor requer uma nova postura diante de seu aluno. Ele passará de “ensinar conteúdos” para ser um mediador, onde será o facilitador para a construção e descoberta da aprendizagem de seus alunos. Tudo isso não impede que os docentes possam e devam propor aqueles temas que considere necessário, quando mantenham uma atitude explicativa similar a que se exige dos alunos.
REFERÊNCIAS
HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Elisabete,

enquanto relatos as suas postagens são bem elaboradas, mas elas deveriam ser auto-avaliações das aprendizagens, então seguem as instruções para transformá-las em auto-avaliações:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.

Elisabete Neto disse...

Obrigada professor Leonardo. Seguirei as instruções apresentadas.Abraços!