Na hora de aprender brincando. Foi o momento de descontração e alegria. Fizemos as brincadeiras do Telefone sem fio e a do Espelho vivo, brincadeiras feitas numa aula presencial. Eles amaram, querem sempre, inclusive fazem esta nas aulas de Educação Física (esta aula é com a P2). Foi meio complicado a identificação por alguns de direita e esquerda.

Veja só a carinha de felicidade e alegria dos meus ” pequenos grandes” !!!
As atividades propostas foram desenvolvidas na E.M.E.F. Barão do Rio Branco, onde trabalho com uma turma de 4ª série no turno da manhã, faixa etária dos alunos entre 10 e 16 anos, composta por 26 alunos, destes, 18 são meninos.
Todas as atividades foram executadas na sala de aula com toda a turma. Em torno de uma hora e meia, foram realizados todas as atividades propostas.
Sobre as apresentações:
Na brincadeira do telefone sem fio, todos os alunos participaram com muito entusiasmo, tornando-se bem divertido. Alguns tiveram bastante dificuldades na identificação direita e esquerda, quando no uso da mão e do lado correspondente ao colega, na seqüência.
Brincadeira do Telefone sem fio :
Alunos dispostos em círculo. Ao comando da professora um inicia a brincadeira, falando a palavra ZIP apontando com a mão para o colega ao seu lado (direita ou esquerda) e assim sucessivamente, até que algum colega não aceita a ligação, falando a palavra ZAP, levantando as duas mãos em direção ao que deu a ordem. Este terá que voltar-se para o lado oposto, com a mão do próprio lado e continuar a brincadeira. Devem ser executada por alguns minutos, onde todos devem participar.
Espelho vivo: Percebi que houve momentos de tumulto e fugiram um pouco do objetivo, torno-se bagunça, até que precisei interferir e determinar que cada dupla fizesse sua apresentação e os outros observassem. Daí, então surgiram bastantes imitações das duplas anteriores.
Da Execução:
Os alunos ficaram em duplas, um a frente do outro. A um comando um dos alunos começará fazer alguma expressão facial demonstrando: raiva, medo, susto, alegria, tristeza, choro, caretas, etc. e o outro que se encontra a sua frente imitará todos os gestos, torna-se uma brincadeira bem divertida.


E agora na brincadeira do Espelho Vivo.

Um comentário:
Elisabete!
Suas postagens contam bem seu envolvimento com o curso e demonstram como as suas experiências como aluna estão se refletindo em sua prática docente.
O blog está organizado, apresenta os marcadores solicitados, seus depoimentos são significativos e mostram com clareza suas conquistas. Continue registrando suas questões com freqüência, aproveitando idéias e dúvidas, argumentos e conclusões.
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL
Postar um comentário