sábado, 12 de junho de 2010

TRABALHANDO O CONCRETO






De acordo com a Revista Nova Escola seção Grandes Pensadores, página 33: "Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor."
Pude mais uma vez constatar este fato esta semana através de uma atividade para compreender a adição e a subtração de quantidades de valores na matemática utilizando o material dourado. Foi incrível observar os alunos trocando quadradinhos (unidades) por barrinhas (dezenas) e vice-versa. Depois de todo um trabalho foi um prazer vê-los conseguir por no papel, coisa que eu tinha dificuldade de trabalhar, pois minhas dúvidas estavam justamente em como fazer para que eles entendessem este processo e nada melhor do que de forma concreta. Mais uma vez fica bem definido que quando o aluno trabalha manuseando ele consegue identificar melhor o que se está aprendendo.









Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Que maravilha Elisabete, sua postagem está muito boa, vc começa já trazendo a teoria para demonstrar em sua prática de estágio.
A proposta que realizaste com os alunos foi muito interessante e as fotos ficarm excelentes, pelo visto seu estágio está indo muito bem, parabéns!