quarta-feira, 5 de maio de 2010

DATA DE ANIVERSÁRIO

Foi muito gratificante ver meus alunos entusiasmados na confecção do cartaz sobre as datas de seus nascimentos. Foi também importante esclarecer que a data de aniversário é a mesma da de nascimento, sem o ano. No início ficaram meio confusos, porém um aluno que estava de aniversário, explicou dizendo “ ... é claro profe, meu aniversário é hoje mas nasci no dia 26 de abril de 2002, então eu entendi que aniversário se faz todo ano e nascimento é só um dia num determinado ano, no meu caso foi em 2002”.
Nossa... me tirou um peso. Então percebi que estava no caminho certo do meu objetivo que era fazer com que meus alunos notassem esta diferença, entre a data de aniversário e a data de nascimento, que para nós adultos, se torna tão óbvio, que esquecemos muitas vezes desta dificuldade para os pequenos. No decorrer da aula, outros colegas foram relatando e percebi a compreensão do tema apresentado. É a interação entre o sujeito ensinante e aprendente.
Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas sim produzir condições de aprender criticamente.
Para Freire e Betto (2001), o educando é o protagonista do processo educativo e o educador é a pessoa que vai ajudar a explicitar e sistematizar o que a vida e o contexto dos educandos fornecem como elemento.
Na sequencia das atividades, desenharam seus auto-retratos para ser colocados junto aos nomes e datas dos aniversários no cartaz.
Ficaram maravilhados quando expus na parede da sala de aula o cartaz com os nomes e as datas de nascimento.


Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Bete querida,

Novamente que delícia ler sua postagem, vc sempre traz sua experiência com seus alunos, isso é muito gostoso para mim ao ler, pois me sinto dentro do seu planejamento.
A maneira que está trabalhando com seus alunos mostra que seus planejmentosmestão sendo cuidadosamente pensados. Gosto de ver como vc transita entre as suas ações e as ações de seus alunos, revela a troca e o envolvimento entre professor e aluno.
Parabéns