sábado, 25 de setembro de 2010

REFLEXÃO : 2º SEMESTRE

Na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia. Estudos realizados só vieram confirmar a importância da relação professor/aluno, o que na minha prática pedagógica sempre tive esse cuidado por um bom relacionamento afetivo com os alunos, assim contribuindo para o desenvolvimento cognitivo. Segundo a ênfase dada por Freud ao estudo da relação professor/aluno não estava no valor dos conteúdos cognitivos e sim no campo afetivo. Da perspectiva psicanalítica, não se focaliza os conteúdos, mas o campo afetivo que se estabelece entre o professor e seu aluno, as condições para o aprender, sejam quais forem os conteúdos. Em psicanálise, dá-se a esse campo o nome de transferência.
Em Ludicidade trabalhamos sobre a importância do brincar e a maneira como esse processo vem sendo construído socialmente. A origem dos brinquedos, quando surgiram e de como esses momentos são importantes para nossas constituição como seres humanos.
Uso muito na minha prática do ano atual, pois tenho uma turma de alfabetização e foi relendo as atividades e os textos que alfabetizo muito dentro da luducidade (brincando de aprender).

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Que bacana saber que a interdisciplina veio ao encontro do que vc estava constatando em sua prática pedagógica. Melhor ainda é ver vc retomando esse momento e deixando registrado aqui o que ficou de aprendizagens entre essa convergência da teorica com a sua experiencia docente.