sábado, 25 de setembro de 2010

REFLEXÃO DO 3 SEMESTRE

Posso ressaltar que cada uma das interdisciplinas foi muito significativa contribuindo para meus planejamentos e inspirando-me a planejar atividades desafiadoras e com situações significativas, que favoreçam a aprendizagem.Na interdisciplina de Artes Visuais aprendi a explorar na sala de aula algumas técnicas como, por exemplo, a releitura de obras de artes, a qual entendo que não precisamos ser artista para desenhar e expressar nossas emoções; também descobri que se pode fazer releitura de várias coisas até mesmo do ambiente ao redor de nós, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, do recorte e da construção criativa. Deixando desta maneira as crianças livres, para que cada uma possa usar sua criatividade.
Também aprendi na interdisciplina de Literatura Infantil, como explorar a riqueza das histórias infantis, que possibilitam desenvolver um trabalho instigante e desafiador com as nossas crianças, através da leitura de histórias o educador estará mostrando modelos de linguagem, seqüência lógica dos fatos, enfim, auxiliando a criança na organização do pensamento e na construção da linguagem.Ouvir histórias é importante para a formação de qualquer criança, sendo o início da aprendizagem para formar um leitor.Através da contribuição de cada uma das interdisciplinas tenho me tornado uma educadora bem melhor, sentindo a diferença que a vivência dos anos de curso me proporcionou. Tornando-me cada vez mais seletiva, crítica e descobrindo que apesar de ter aprendido muito, ainda quero sempre mais.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisabete querida,

Gostei de sua postagem, vc retoma todas as interdisciplinas trabalhadas no eixo III. Gostei pq além de abordar um pouco de cada interdisciplina vc apresenta o que ficou de cada uma para sua ações docente. Ficou uma postagem longa, mas convidativa a leitura.